Translate

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CHICK, chique..muito chique...BARAK...delicioso CHICK BARAK

Naturalmente adoramos pratos saborosos que lembram nossas tias-cozinheiras e que lembram nossa avó Rosa.
Éramos pequenos demais para valorizar tanto aqueles momentos,  porque momentos como aqueles, só descobrimos o seu valor quando já é impossível  dizer "obrigado vovó", "obrigado tia"!

O CHICK BARAK faz parte de nossas memórias. Em 1979 provei o delicioso prato numa visita a minha tia Leninha. Imerso no caldo de coalhada muito bem temperada, nadavam deliciosos capeletes de carne cozidos. Que aroma, que textura!!! Saí de lá embrigado pelos aromas e pelo sabor.

Pois bem! Foi pensando naquele ano que introduzimos em nosso cardápio o CHICK BARAK: massa, recheio de carne e coalhada, tudo feito em nossa CASA como não haveria de ser.

Mas, ATENÇÃO, em casa de árabe, quando o prato acaba, acaba mesmooooo!!! Todos os pratos árabes são muito trabalhosos. Nenhum deles é possivel fazer de última hora sob pena de levar dias.

Normalmente, a cozinha árabe envolve dias de preparo, sem falar que o gosto fica melhor ainda se houver um certo "descanso" do prato por um ou dois dias, para que o sabor das especiarias se impregne nas carnes, nos caldos, nos cereais, nas verduras e hortaliças.

No caso do CHICK BARAK, primeiro a massa tem que ser feita, depois aberta finamente. O recheio é preparado à parte, com carne moida ao qual se incorpora vários temperos árabes.

Em seguida, pequenos discos de massas são tirados e recheados com carne. Depois, cuidadosamente embrulhados, formam uma espécie de chapeuzinho.

A próxima etapa....(um segredo)

E aí, bem...

são cozidos na coalhada(o "laban" necessita
de 2 ou 3 dias para estar pronto para uso) que por sua vez é temperada com azeite aromatizado.

Como estão vendo, estes processos podem levar dias, mas nunca uma ou duas horas.

Por isto, PACIÊNCIA...talvez voce nao encontre sempre todos os nossos pratos do cardápio...eles se alternam conforme a disponibilidade de tempo e de ingredientes.

(Uma boa dica é escolher as tardes de sábado para o almoço,  quando o cardápio está mais completo.)






Nenhum comentário:

Postar um comentário