Translate

sexta-feira, 16 de julho de 2010

O QUE USAMOS NA NOSSA COZINHA

Você sabe o que usamos em nossa cozinha e como usamos? Legumes, verduras, grãos, carnes, peixes, ervas, temperos, óleos, enfim...a dieta no Oriente Médio é ampla, diversificada e saudável.

Berinjelas, tomates, cebolas, batatas, cenouras, folhas de uva, repolho, enfim...todos os legumes que podem ser preenchidos com arroz, carne, figado de galinha e grãos, são usados!

A carne mais valorizada é a de cordeiro, mas a bovina também é consumida. Aves como frangos, codornas e pombos são igualmente utilizados.

O triguilho é o principal grão da nossa cozinha, seguido do grão-de-bico! O arroz figura, principalmente para o famoso Mjadara(arroz com lentilha), mas não é o rei, como aqui no Brasil.

Mas tudo não seria o que é, se não fossem os deliciosos aromas das especiarias e ervas: cardamomo, canela, cravo, cúrcuma, cominho, coentro, pimentas diversas, feno grego, tomilho, sumac, salsa, menta e coentro em folha, dentre outros.

Há um certo apelo mágico que cerca o uso das especiarias e ervas, que não são usados apenas para dar sabor mas também por seu uso medicinal e algumas vezes, por seus pretendidos valores afrodisíacos. Alguns aumentam o apetite, ajudam a digestão ou acalmam os nervos; podem ajudar o coração ou a circulação, podem ser usados como estimulantes sexuais. O mais interessante é que estas especiarias poderiam transferir atributos àqueles que as consomem: o gengibre teria o poder de fazer as pessoas se apaixonarem, a água de rosas poderia tansferir um semblante "rosado", alegre, aos consumidores.

As ervas, menta, salsinha, aipo, dentre outras são utilizados nos preparos mas também colocados à mesa para serem comidos crus.

Mas em nossa cozinha, também utilizamos produtos específicos, a maioria importados do Oriente: snoubar(pinholes), sumac, zattar,  almíscar, água de rosas, de laranjeira, tudo  do Líbano, azeite espanhol ou portugues(são os melhores para nossa comida), melaço de romãs e tahini da Syria.

Baharat, Ras el Hanout, Zaatar, Besar - não são ingredientes, mas misturas de vários ingredientes, que variam conforme a casa onde é feita.

Mas isto é outra história, que contarei depois.

De todo modo, importante é dizer que o modo tradicional de preparar os pratos árabes conferem textura e sabor, que de outra maneira não é alcançado. Devido a este fato é que o preparado é tão demorado e pode levar dias. Não é por outro motivo que nossas avós e tias passavam a semana inteira mergulhadas na cozinha...

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário